quarta-feira, 18 de maio de 2011

SABEDORIA NOS RELACIONAMENTOS


.
Leia o texto: Isaias 6: 1-8

Para viver em comunhão com Deus; viver em harmonia na família tanto em casa quanto na igreja, viver com discernimento nos negócios, viver no relacionamento com pessoas, precisamos usar de sabedoria no falar. O profeta Isaías quando teve a visão de Deus reconheceu que era homem de lábios impuros. Deus então moldou o seu servo e deixou bons conselhos na Sua Palavra para que nós também possamos ser moldados por Ele. Vejamos o que a Palavra de Deus nos exorta a fazer:

1º) Falamos com sabedoria quando falamos pouco.
a) Não é prudente falar exageradamente: quando falamos muito e o assunto acaba começamos a falar dos outros. (coceira nos lábios).
“O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda a sua alma de angustias” Provérbios 21:23

2º) Falamos com sabedoria quando falamos a verdade.
a) Deus odeia a mentira porque ela tem origem no inferno e procede do pai da mentira (Jo. 8:44).
b) Não há sabedoria quando de nossa boca saem mentirinhas, ou meias-verdades. Pv. 6. 16-19
c) O ensino de Jesus é claro em Mateus 5:37 “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno”.

3º) Falamos com sabedoria quando falamos com brandura.
a) Devemos ter cuidado com a maneira que falamos. “Palavras agradáveis são como de mel, doces para a alma e medicina para o corpo” “Provérbios 16:24
b) As palavras ditas sem brandura podem provocar grandes desastres. “Sem lenha o fogo se apaga e não havendo maldizente cessa a contenda” Provérbios 26:20

4) Falamos com sabedoria quando falamos para abençoar e não amaldiçoar.
a) Tudo começou com a palavra: “Disse Deus...”, Gênesis 1:3
b) É bom entender que tudo que falamos gera vida ou morte. “A morte e a vida estão no poder da língua, o que bem a utiliza come do seu fruto” Provérbios 18:21.
c) “Com ela (língua) bendizemos ao Senhor e Pai, também com ela amaldiçoamos os homens feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição” Tiago 3:9-10

Para falarmos com sabedoria, precisamos de um toque de Deus em nossos lábios, assim como Deus tocou os lábios de Isaías. O Senhor Jesus nos ensinou que nossa boca (palavras) reflete o que está cheio o nosso coração. “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem”. Mateus 15:18. Logo, não se trata de cuidarmos das palavras, mas da fonte de onde elas procedem (o coração).

“Põe guarda, Senhor, à minha boca, vigia a porta dos meus lábios”. Salmo 141:3

Nenhum comentário:

Postar um comentário