quarta-feira, 18 de maio de 2011

RESPONDENDO À CRÍTICA


.
Certa vez um homem estava procurando algo em cima do armário de sua esposa, quando descobriu uma caixa que ela escondera durante todo aquele tempo de casados. Abriu a caixa e dentro achou três ovos, junto com trezentos reais. Achou estranho e perguntou para sua esposa:
“Querida, por que esta caixa? Por que você está guardando três ovos aqui? Ela respondeu: “Cada vez que eu quis apontar alguma falha sua e você não me deu ouvidos, eu coloquei um ovo na caixa”.
“Puxa, pensou o marido, contente consigo mesmo, isso não é tão ruim assim. Somente três ovos em quatorze anos de casamento! Mas de onde vieram os trezentos reais? Perguntou. “Bem, ela respondeu: cada vez que conseguia uma dúzia de ovos, eu os vendia”.

Não é fácil receber criticas, pois abala nossa segurança, desestrutura nosso bem estar e ataca nossa auto- imagem. Mesmo assim, a maneira pela qual respondemos à critica revela muito sobre quem somos, talvez mais do que queremos saber! Nossa resposta à critica determina se ficaremos estagnados, parados no tempo ou se realmente vamos crescer individualmente em nossos relacionamentos sociais ou familiares.

Como reagimos à critica que recebemos? Como respondemos quando as pessoas apontam falhas em nossa vida? Como você responde:
• Quando sua esposa pergunta: “Você ainda não consertou a pia?
• Quando seu marido reclama: “Por que você nunca aprendeu a cozinhar como a minha mãe?
• Quando a professora diz: “Seu filho deu muito trabalho na classe hoje”
• Quando seu filho faz a comparação: “Papai, por que você nunca brinca comigo como o pai do João?

Talvez seu cônjuge não esteja escondendo ovos em cima do armário. Mas será que você sabe receber críticas e aproveitá-las para o seu bem? Você coloca a critica a seu serviço ou se torna escravo dela? Não é de se surpreender o fato de que a Bíblia fala muito sobre este assunto e o Livro de Provérbios menciona mais de 70 vezes esta marca da pessoa sabia: ele sabe ouvir ensino, conselho, repreensão e critica. Destes textos e outros podemos descobrir quatro respostas que devemos dar à critica que farão nossos lares muito mais tranqüilos e sábios.

1- Devemos OUVIR a critica que recebemos:
Não adianta tomar qualquer atitude sem antes primeiro OUVIR a critica. Muitas pessoas, talvez a maioria nem cheguem a esse primeiro passo. São os “sabe tudo” que infelizmente precisam “pisar na bola” varias vezes antes de acordar para a realidade. São como aquela pessoa cujo amigo reclamou: “Você não sabe receber criticas” ela respondeu: “imagina, que absurdo! É você que não sabe”
Veja o que diz Provérbios 18:13: “Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha”

2- Devemos AVALIAR a critica que recebemos:
Não queremos sugerir que toda critica que recebemos é totalmente valida. Muito pelo contrario. As vezes vem de uma raiz de amargura, ou de ciúmes, ou de uma pessoa exageradamente critica. Mas é justamente nessas horas que precisamos recorrer à soberania de Deus. Ele sabe muito bem quando somos criticados, porque e para que. Ele pode usar mesmo a critica injusta para o nosso bem. Quase sempre conseguimos achar um fio de verdade na critica que recebemos que poderá ser útil. Mas para isso precisamos de muita sabedoria e muita oração.
Eclesiastes 7:21-22 diz: “Não apliques o coração a todas as palavras que se dizem, para que não venhas a ouvir o teu servo a amaldiçoar-te, pois tu sabes que muitas vezes tu mesmo tens amaldiçoado a outros”

3- Devemos VALORIZAR a critica que recebemos:
Não é fácil, mas precisamos reconhecer que a critica é uma dádiva de Deus. Mesmo quando a pessoa que nos critica não o faz por amor, a critica serve para nos tornar mais sábios. Provérbios deixa este fato claro em alguns textos. Vejamos:
“Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos” Pv. 27:5-6
“O que repreende ao homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua” Pv. 28:23

4- Devemos RESPONDER POSITIVAMENTE à critica que recebemos:
A ultima resposta à critica prova se ainda somos pessoas moldáveis ou se já endurecemos nosso coração. Se passarmos pelos três passos (ouvir, avaliar e valorizar a critica) chegamos ao momento de decisão. O que faremos com a critica que recebemos? Mais uma vez Provérbios oferece um conselho sábio:
“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” Pv. 28:13
“Os ouvidos que atendem à repreensão salutar no meio dos sábios têm a sua morada” Pv. 15:31

Que triste olhar no espelho da Palavra (ou da crítica), ver quem somos e depois virar as costas dizendo: “Sou assim mesmo, e daí?”

A crítica melhora nosso caráter e nos prepara para enfrentar novos desafios no futuro. Aponta defeitos que podem prejudicar nosso progresso. Aquele que não sabe receber criticas já parou de crescer. A crítica é como uma placa de advertência em nossa vida, um alerta que algo está errado. Quando ignoramos esses sinais do amor de Deus corremos perigo. Infelizmente muitos de nós estão acostumados a viver à margem do precipício ignorando os sinais de advertência.
Por exemplo o medico diz: “Você precisa emagrecer 5 kilos, tirar o sal e a gordura da sua refeição, fazer exercício 30 minutos por dia”. Assustados fazemos exatamente o que ele manda por uma semana, depois estamos de volta ao passado.
A mesma coisa acontece no volante de nossos carros. O semáforo amarelo nos adverte: “Cuidado! Prepare-se para parar” interpretamos: “Cuidado! Se você não correr agora, será tarde demais”.

Ignorar as placas de advertência pode ser muito perigoso, tanto no relacionamento social como no familiar. Nenhum relacionamento fracassa de um dia para o outro. Sempre há luzes vermelhas que começam a piscar nos advertindo que algo está errado. Mas, muita das vezes passamos por cima, pois achamos que o tempo pode curar tudo até ser tarde demais. O sábio presta atenção em todos estes sinais no volante da sua vida e OUVE, AVALIA, VALORIZA e RESPONDE POSITIVAMENTE à critica recebida.

A crítica é uma marca do amor de Deus em nossa vida. Para realmente crescermos em sabedoria, precisamos recebê-la com um espírito de humildade e gratidão. Além disso, essa é a melhor maneira de não acumular uma caixa de ovos em cima do armário.


(Texto retirado parcialmente do livro: “Estabelecendo alicerces” de David J. Merkh & Carol S. Merkh).

Nenhum comentário:

Postar um comentário