quarta-feira, 18 de maio de 2011



A PARÁBOLA DO ARREPENDIMENTO

.
“E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi. Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus. Porque João veio a vós outros no caminho da justiça, e não acreditastes nele; ao passo que publicanos e meretrizes creram. Vós, porém, mesmo vendo isto, não vos arrependestes, afinal, para acreditardes nele”. Mateus 21:28-32

O arrependimento é o ponto de partida para a entrada no reino dos céus. Jesus deixa claro que tanto os fariseus, sacerdotes e anciãos precisavam se arrepender da mesma forma que os publicanos e as meretrizes. Essa é uma verdade fundamental e vital.

1- Foi o teor da mensagem de João Batista:
“Apareceu João Batista no deserto pregando batismo de arrependimento para remissão dos pecados” Marcos 1:4

2- Foi mencionado na primeira mensagem de Cristo:
“Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia pregando o Evangelho de Deus dizendo: o tempo está cumprindo e o reino de Deus está próximo: arrependei-vos e credes no Evangelho. Marcos 1:14-15

3- Jesus enviou seus discípulos a pregar:
“Então saindo eles pregavam ao povo que se arrependesse” Marcos 6:12

4- Foi a primeira pregação da Igreja, Pedro pede aos ouvintes que se arrependam:
“Respondeu-lhes Pedro: arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo” Atos 2:38

Vejamos três fases do arrependimento nesta passagem:

1- Admitiu o erro. Ex: o filho pródigo: "Caindo em si, disse:...” Lucas 15:17
2- Sentiu vergonha do que fez.
3- Confirmou seu arrependimento: fez aquilo que de princípio havia se recusado a fazer.

O terceiro passo é o mais difícil: é nesse ponto que muitos chegam e desistem. Assumem o erro, sentem vergonha, mas têm vergonha de assumirem publicamente que "realmente erraram".

Porque Jesus usou os publicanos e meretrizes nesta passagem para o arrependimento?
Porque a morte de Cristo é suficiente para perdoar os mais vis de todos os pecados.
Porque meretrizes e publicanos são capazes de chegar ao arrependimento: Mateus 21:32

Mas temos ainda um último ensinamento nesta parábola: está na palavra "depois" Ela expressa ao mesmo tempo a longaminidade, a misericórdia e o amor de Deus. Que seria desse segundo filho sem esta palavra. No começo negou-se a ir, mas "depois" arrependido foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário