quarta-feira, 30 de março de 2011



Nossas orações seguem modelos e ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. Ele nos ensinou a orar. Podemos aprender muitas lições importantes com Suas orações. Podemos começar com a oração do Pai Nosso e acrescentar lições extraídas de outras orações que Ele ofereceu.1

Prestem atenção às lições, enquanto repito a oração do Pai Nosso:
“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.”2
A oração do Senhor está registrada duas vezes no Novo Testamento e uma vez no Livro de Mórmon.Encontra-se também na Tradução de Joseph Smith da Bíblia,onde são fornecidos esclarecimentos destas duas sentenças:
1. “Perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofendem”;e
2. “Não nos deixes ser levados à tentação, mas livra-nos do mal”.6
O esclarecimento sobre o perdão é apoiado por outras declarações do Mestre. Disse Ele aos Seus servos: “Como vos tendes perdoado uns aos outros vossas ofensas, assim também eu, o Senhor, vos perdoo”.Em outras palavras, se alguém quiser ser perdoado, deve primeiro perdoar.O esclarecimento sobre a tentação é útil, pois certamente não seríamos induzidos à tentação pela Deidade. O Senhor disse: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”.9
Embora as quatro versões do Pai Nosso não sejam idênticas, todas elas se iniciam com a saudação ao “Nosso Pai”, indicando um relacionamento íntimo entre Deus e Seus filhos. A frase “santificado seja o teu nome” reflete o respeito e a atitude de adoração que devemos sentir ao orar. “Seja feita a tua vontade” expressa um conceito que debateremos logo mais.
Seu pedido do “pão nosso de cada dia”, também inclui a necessidade de alimento espiritual. Jesus, que Se denominou “o pão da vida”, fez uma promessa: “Aquele que vem a mim não terá fome”.10 E, quando partilhamos dignamente dos emblemas sacramentais, recebemos ainda a promessa de que podemos ter sempre conosco o Seu Espírito.11 Esse é um sustento espiritual que não pode ser conseguido de nenhuma outra forma.
Ao encerrar Sua oração, o Senhor reconhece o grande poder e glória de Deus, terminando com “Amém”. Nossas orações também terminam comamém. Embora seja pronunciado diferentemente nos diversos idiomas, seu significado é o mesmo. Significa “fielmente” ou “verdadeiramente”.12Acrescentar amém confirma solenemente um discurso ou uma oração.13 Os que concordam devem adicionar um audível amém,14 significando “essa é também minha declaração solene”.15
O Senhor prefaciou Sua oração pedindo primeiro aos Seus seguidores que evitassem “vãs repetições”16 e que orassem “assim”.17 Portanto, a oração do Pai Nosso serve como um modelo a ser seguido por Seus discípulos e não como um texto a ser decorado e recitado repetitivamente. O Mestre quer simplesmente que oremos pedindo a ajuda de Deus, enquanto nos esforçamos constantemente para resistir ao mal e viver retamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário